Todos os cuidados para manter a sua zona íntima sempre protegida

Todos os cuidados para manter a sua zona íntima sempre protegida

Dizem que todos os cuidados são poucos e quando se fala de higiene íntima não podia ser mais verdade. Uma boa higiene íntima é essencial e, como tal, existem alguns cuidados que não pode deixar de parte.

Manter uma boa higiene íntima é um dos cuidados essenciais a ter em conta durante o nosso dia-a-dia, uma vez que, se não for feita de forma adequada pode ser prejudicial para a sua saúde íntima, dando origem a infeções e outras complicações do foro urinário.


Algumas das coisas a ter em conta é que a sua zona genital deve ser lavada entre 1-3 vezes por dia, dependendo do clima, da atividade física que faz e até de alguma doença que possa ter. Depois de fazer exercício físico é essencial que lave a sua zona genital, evitando que o suor e outras secreções irritem a pele da vulva. Por outro lado, quando tem o período menstrual, a sua higiene deve ser ainda mais frequente.
Para além do que já mencionámos, existem ainda outros cuidados a ter em conta para garantir que toma todos os cuidados para manter uma boa higiene íntima.

 

Uma lavagem correta e com os produtos indicados

Quanto à lavagem em si, deve ter em conta que deve lavar a parte exterior com água morna e com o gel de duche que utiliza para lavar o resto do corpo. Se tem tendência a ter infeções com frequência deve usar produtos de higiene íntima com um pH mais ácido de forma a reequilibrar a zona. No entanto, esses produtos não devem ser aplicados diretamente na região íntima e devem ser utilizados em pouca quantidade.

 

Não use papel higiénico perfumado e lenços humedecidos

Tanto o papel higiénico perfumado como os lenços só devem ser utilizados quando não tem outra hipótese, por exemplo, se não estiver em casa. Para além disso, também deve recorrer a esses produtos poucas vezes por dia, uma vez que usado em excesso pode provocar irritações e secura na sua zona íntima, interferindo com o seu pH.

No momento da lavagem, deixe as esponjas de lado! Não é aconselhado lavar a zona genital com esponjas, uma vez que contêm fungos e bactérias.

Roupa interior? Escolha a de algodão

Podia pensar que não, mas a roupa interior pode influenciar a sua higiene. Os materiais sintéticos vão dificultar a transpiração da pele, aumentar a acumulação de suor e, por sua vez, tornar a região genital mais quente e húmida. Essa acumulação vai propagar os microrganismos, principalmente o fungo responsável pela candidíase.

 

Depilação sim, mas não em demasia

Fazer a depilação é uma questão de higiene para muitas de nós. No entanto, fazer a depilação na sua totalidade ou passar produtos de depilação mais do que três vezes por semana não é o aconselhado, uma vez que causa irritação na pele.

Uma depilação total vai ajudar ao crescimento de microrganismos, causando maior corrimento vaginal e facilitando o aparecimento de doenças. A juntar ao já mencionado, os produtos de depilação vão destruir a cama protetora da pele e vão contribuir para a redução da sua lubrificação natural.

São vários os cuidados a ter em conta para garantir que tem uma boa higiene íntima. Se adotar as dicas que lhe demos vai ver que manter essa zona sempre protegida contra problemas urinários vai ser mais fácil do que pensava.

Artigos Relacionados

Todos os cuidados para manter a sua zona íntima sempre protegida

Todos os cuidados para manter a sua zona íntima sempre protegida

Dizem que todos os cuidados são poucos e quando se fala de higiene íntima não...
LER MAIS
Eu tenho, mas qual?

Eu tenho, mas qual?

Sabia que existem 3 tipos diferentes de Incontinência Urinária Ligeira? É verdade, saber o nome...
LER MAIS
O que é a incontinência urinária ligeira?

O que é incontinência urinária ligeira

Afetando cerca de 600 mil portugueses, a incontinência urinária afeta a qualidade de vida de...
LER MAIS

Leave a Reply