Eu tenho, mas qual?

Eu tenho, mas qual?

Sabia que existem 3 tipos diferentes de Incontinência Urinária Ligeira? É verdade, saber o nome de uma patologia não significa que a conheçamos a 100%. Por isso, hoje vamos analisar os sintomas e atribuir-lhes um tipo.

A incontinência urinária ligeira, e tal como o nome indica, caracteriza-se pela perda involuntária de urina. E ainda que o seu nome comprido possa ser assustador, esta patologia é mais frequente do que aquilo que se pensa. Seja em idade jovem ou adulta, a incontinência pode atingir 20 a 30% das mulheres, assistindo-se a um aumento de 30 a 50% consoante o aumento da idade. O nome da patologia já conhecemos. Sabemos também que os seus sintomas passam muito por vontade recorrente de ir à casa de banho, dificuldade em controlar a bexiga e perdas involuntárias de urina. Mas, e se para cada sintoma existir um tipo de incontinência associado?


Tenho descuidos a toda a hora, e agora?

Sempre que faz algum tipo de esforço físico sente que a sua bexiga se descuida, sem qualquer tipo de aviso? É a chamada incontinência urinária de esforço. De uma forma bastante literal, ela acontece sempre que um esforço físico aumenta a pressão abdominal sobre a nossa bexiga. Tosse, espirros e até as nossas gargalhadas podem atraiçoar-nos no que a este tipo de incontinência dizem respeito. Mas não se assuste, ela não é tão grave quanto parece e é o tipo de incontinência mais comum entre as mulheres. Ainda assim, isso não significa que não precise de ser tratada. Aliás, quanto mais cedo a detetar, monitorizar e tratar, mais depressa se vê livre dela!

Seja em idade jovem ou adulta, a incontinência pode atingir 20 a 30% das mulheres, assistindo-se a um aumento de 30 a 50% consoante o aumento da idade.

Saiam da frente porque eu preciso de ir à casa de ban…

Não teve tempo de terminar a frase e a sua bexiga já se descontrolou? Essa é a maior rasteira que a incontinência urinária de urgência lhe pode pregar. É um tipo de incontinência mais comum em homens e mulheres de idades mais avançadas, mas ainda assim existe sempre a possibilidade de aparecer em idades e pessoas mais jovens. A sua origem vem da hipersensibilidade da bexiga.

 

Acontece-me isto tudo, é o fim do mundo?

Pode respirar fundo, não é hoje que o fim do mundo lhe vai bater à porta. Se tanto as perdas de urina durante algumas atividades, como a vontade súbita de urinar são sintomas frequentes no seu dia a dia, isso significa que sofre de incontinência urinária mista. Não é mais nem menos grave do que as anteriores, mas é igualmente preciso tratar dela.

Para além destes 3 tipos de incontinência, existe também a por extravasamento – que acontece quando a bexiga suporta uma grande quantidade de urina -, a funcional – em casos de doenças do foro neurológico que provocam algum tipo de incapacidade no doente – e a noturna – que acontece quando, durante o sono, se perde alguma quantidade de urina. Contudo, estes tipos de incontinência não fazem parte do foro da incontinência urinária ligeira e são menos frequentes em mulheres.

Incontinência Urinária…
a quantos factos obrigas?

De acordo com a Associação Portuguesa de Urologia, estes são os números que caracterizam a incontinência urinária em Portugal:

600.000

é o número de incontinentes nas diferentes faixas etárias

10%

é o número de doentes recorrem a aconselhamento e ajuda médica

90%

dos doentes recorrem à automedicação ou autoproteção

90%

é a taxa de cura da incontinência de esforço (a mais comum entre as mulheres)

Artigos Relacionados

Incontinência urinária: as soluções para voltar a sentir-se bem

São muitas as mulheres que sofrem de incontinência urinária, mas será que todas sabem os...
LER MAIS

Quebrar o silêncio para manter uma vida cheia de qualidade

1 em cada 3 mulheres sofre de incontinência urinária, problema também conhecido como uma “epidemia...
LER MAIS
Uma conversa sem tabus sobre incontinência urinária

Uma conversa sem tabus sobre incontinência urinária

A incontinência urinária é um assunto proibido e até um pesadelo para muitas mulheres, mas...
LER MAIS